Avançar para o conteúdo principal

Liberdade de Expressão

(Jornalista apresenta o programa)

Jornalista – Boa noite. Bem vindos a mais um programa, contra e anti-prós. Quero referir que transmitimos em directo, dos estúdios do G.B. 22 Maio.
Hoje e porque é 24 de Abril de 2007 vamos aqui debater a grande e histórica revolução do 25 de Abril. (...)
Tenho do meu lado esquerdo o Eng. António Mestre que defende a revolução e a queda da ditadura. Na minha extremidade direita o Dr. José Pinto Lopes, defensor da ditadura e seguidor de ideais salazaristas.
É bom voltar a lembrar que o tema de hoje é Liberdade de Expressão.

Eng. António Mestre, começo por si.

Eng. A. Mestre – Bom antes de mais, boa noite a todos.
Em relação ao assunto de hoje, o próprio tema já é um excelente argumento. Podemos dizer tudo o que pensamos, praticar e defender as nossas ideias. E é isto que se passa neste programa.
E com isto...

(Jornalista interrompe)

Jornalista – Dr. José Pinto Lopes

Dr. José P. Lopes – Eu também queria cumprimentar quem nos ouve e desejar muito boa noite.
O que eu defendo não é bem a ditadura do regime salazarista, mas acho, aliás, tenho a certeza que é bom podermos ter esta liberdade de expressão.
Para mim Salazar teve alguns aspectos positivos...

Eng. A. Mestre(interrompendo exaltado)
O Sr. esteja calado, não sabe o que diz. Devia ser preso por dizer isso.

(Para a Jornalista)

Desculpe, mas ou cala este senhor ou vou-me a ele.

Jornalista(para Dr. José P. Lopes)
É verdade, então estamos aqui num programa de liberdade de expressão e o Sr. vem com esse palavreado?! Realmente não é digno de estar no meu programa...

Dr. José P. Lopes – Mas...

Jornalista e Eng. A. Mestre – Cale-se!

Eng. A. Mestre – E a liberdade de expressão, hã??? Não havia!!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Peça de Natal "Os Espíritos de Natal"

Faltando menos de três meses para o Natal, começa a procura de textos, versos, canções para a quadra natalícia. Num outro blog que tenho http://bluestrassbychristmas.blogspot.pt, tenho lá um texto escrito por mim. Ao fazer a pesquisa no Google por "Peça de Teatro de Natal" congratulo-me de dizer que a minha página é a segunda mais procurada. Logo achei por bem, colocar aqui também a dita peça, uma vez que este cantinho trata de partilha de opiniões, de textos teatrais.
Este ano não é excepção, a dita peça vai estar disponível em ambos os blogs, sem que qualquer grupo ou particular tenha que pagar direitos de autor. Esta é a minha única peça colocada na íntegra na Internet.
Podem usá-la, apenas agradecia um email para sandra.cabacos@gmail.com ou deixando um comentário aqui, com indicações de que a vão fazer... não é pedir muito, pois não?? Também não vale a pena virem comentar que a história não é original, que as canções não são minhas, a minha única resposta será que escrev…

João Rodrigues - The Interview

Por fim, mas não menos importante que os anteriores entrevistados, está o Sr. João Rodrigues, o meu primeiro encenador. Sim, este senhor foi o responsável pela minha ida para o Teatro, os primeiros passos foram dados sobre a sua mão. Com ele aprendi o saber estar em palco, aprendi a dar valor ao Teatro.
Numa outra ocasião também já falei do que fez, podem sempre espreitar aqui:http://conscienciasteatrais.blogspot.pt/2007/05/quem-somos.html


O Sr. João que esteve afastado destas lides uns tempos, voltou de novo em grande forma aos trabalhos teatrais, sendo novamente encenador do Grupo de Teatro do Grupo Bandolinistas 22 de Maio da Idanha, estando já a ensaiar uma peça, com estreia para breve.
Quanto à entrevista, aqui fica:




Consciências Teatrais - O que significa o Teatro para si?
João Rodrigues - O Teatro! É um enorme contributo para a valorização cultural e social do desenvolvimento da pessoa humana, quer na escrita ou na representação, dando por isso, um sentido verdadeiro à vida.

C. T.- …

"Eu cá nunca fiz Teatro!"

Image in http://flyingshoesstudio.blogspot.pt/

"Eu cá nunca fiz Teatro! Não tenho jeito para isso."

Isto é o que dizem muitas pessoas, não tendo noção na realidade, o quanto somos actores durante toda a nossa vida. Toda a vida nós passamos por momentos em que de uma maneira ou de outra nós somos actores e actrizes mesmo inconscientemente. Sempre que falamos, sorrimos, acenamos, beijamos alguém pela qual nós não nutrimos uma simpatia profunda, estamos a ser actores...

Definição de actor: "Sujeito que interpreta determinado papel ou guião, representando, ou incorporando certa personagem (...) Pessoa dissimulada ou fíngida."in/http://www.lexico.pt

Um actor que estuda, se prepara para apresentar um peça de Teatro, defronta-se com mais ou menos dificuldades em criar a figura que lhe foi confiada. 
Como criar por exemplo uma personagem de um esquizofrénico? Pesquisa-se, tenta-se falar com alguém que o seja (se bem que …